Doença Renal Crônica e Uremia
Doença Renal Crônica e Uremia
A uremia é uma síndrome causada principalmente pelo acúmulo de ureia, e outros íons, no sangue, que são substâncias tóxicas produzidas no fígado após a digestão de proteínas, e que são, normalmente, filtradas pelos rins. Assim, é comum que o excesso de ureia aconteça quando os rins sofrem uma insuficiência (como é nos pacientes em hemodiálise), ficando incapazes de filtrar o sangue como deveriam.
No entanto, em pessoas saudáveis, o nível de ureia no sangue também pode estar ligeiramente aumentado devido a vários fatores, como os hábitos alimentares, sedentarismo, diminuição da hidratação corporal e a forma como o organismo realiza o metabolismo, não significando, necessariamente, que existe uma doença renal.
A insuficiência dos rins é causada por lesões devido a doenças agudas ou crônicas que afetam esses órgãos, como a pressão alta, diabetes, desidratação, infecções graves, pancadas por acidentes, alcoolismo ou uso de drogas.
Mas afinal, quais os sintomas de uma ureia alta, a famosa uremia?
O excesso de ureia é tóxico para o corpo, e atinge a circulação e diversos órgãos, como cérebro, coração, músculos e pulmões. Assim, os sintomas da uremia são:
Enjoo e vômitos;
Fraqueza;
Tosse, falta de ar;
Palpitações;
Alterações na coagulação do sangue;
Dor de cabeça;
Sonolência;
Coma.
Além do excesso de ureia, a insuficiência renal também causa acúmulo de líquido e outros eletrólitos no sangue, como sódio, potássio e magnésio, o que pode agravar ainda mais os sintomas da uremia.
O tratamento para uremia é feito através da hemodiálise, que tem a capacidade de filtrar o sangue semelhante a um rim normal. Além disso, é importante manter hábitos corretos para evitar a piora da insuficiência renal, como praticar exercícios físicos, beber a quantidade de água recomendada pelo nefrologista e ter uma alimentação equilibrada.
Referências: Sociedade Brasileira de Nefrologia
Imagem: https://www.tuasaude.com/uremia/
Comentários
Postar um comentário