O QUE É A HEMODIÁLISE?


A hemodiálise é um tipo de procedimento médico terapêutico através do qual uma máquina filtra o sangue para remover impurezas que um rim doente não consegue. Sendo assim, a hemodiálise retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como a ureia, creatinina, excesso de sais e de líquidos. É interessante destacar que a diálise não tem como objetivo tratar a doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado.

Ao iniciar o tratamento o paciente perceberá uma melhora significativa nos sintomas que apresentava, como: falta de apetite, indisposição, cansaço, náuseas, dentre outros. Dessa forma, a hemodiálise promove uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Quem precisa da hemodiálise?

A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave, os quais possuem rins que não funcionam de forma adequada. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo nefrologista, o médico especialista em doenças renais.

Como é realizada a hemodiálise?

O sangue é retirado pouco a pouco através de uma agulha para a punção da fístula arteriovenosa (FAV), uma preparação da veia do paciente para que esta se torne mais resistente. Outras opções temporárias de acesso venoso para pacientes que não tem FAV são veias do pescoço, tórax e virilha. As sessões de hemodiálise são realizadas em clínicas especializadas ou hospitais, no mínimo 3 vezes por semana e cada uma tem duração de aproximadamente 3-4 horas.

Há desconforto durante a hemodiálise?

Podem ocorrer queda da pressão arterial, câimbras ou dor de cabeça. Geralmente esses sintomas acontecem quando o paciente tem muito líquido para remover do seu corpo. Dessa forma, é importante seguir as recomendações da equipe médica para evitar o ganho excessivo de peso entre os dias das sessões para que haja maior conforto durante a realização do procedimento.


Referências:

bvsms.saude.gov.br/hemodialise/

Comentários