CREATININA


A creatinina é um marcador importante das doenças renais, incluindo a Doença Renal Crônica. Mas você sabe o que é essa substância?

A creatinina é uma substância presente no sangue, produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. Ela é um importante produto do metabolismo muscular, sendo produzida pela quebra da proteína fosfocreatina. ⠀

O sistema muscular está permanentemente em atividade, até mesmo quando estamos em repouso, o que significa que estamos o tempo todo consumindo a fosfocreatina. Assim, a creatinina é uma espécie de lixo metabólico resultante desse consumo. 

Uma das principais tarefas dos rins é a filtração do sangue, eliminando as substâncias tóxicas do organismo. À medida que os rins começam a perder sua função, os níveis de creatinina no sangue vão se elevando. Dessa forma, quanto mais alta estiver, mais grave pode ser a insuficiência renal. E, se os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina produzida diariamente pelos músculos, eles provavelmente também estarão tendo problemas para expulsar diversas outras substâncias metabólicas, incluindo toxinas. Por isso, o exame periódico para a dosagem de creatinina é fundamental.

A dosagem de creatinina geralmente é feita através de um exame de sangue, mas também pode ser solicitado um exame de urina. Os valores normais de referência para os níveis de creatinina no sangue podem variar de acordo com o laboratório, mas normalmente são:

     Em mulheres: entre 0,5 a 1,3 mg/dL;

     Em homens: entre 0,6 a 1,6 mg/dL.

De um modo geral, homens e pessoas mais jovens apresentam creatinina mais elevada do que as mulheres e os idosos, que perdem massa muscular à medida que envelhecem. Atletas e fisiculturistas também podem ter a creatinina alta devido à elevada atividade muscular, não necessariamente apresentando problemas renais.

 Alguns sintomas que também podem surgir em casos de creatinina alta incluem:

     Cansaço excessivo;

     Inchaço das pernas ou braços;

     Sensação de falta de ar;

     Confusão frequente;

     Náuseas e vômitos.

Os valores de creatinina baixa no sangue não são motivo de preocupação e são mais frequentes em gestantes e em pacientes com doenças hepáticas, já que o fígado também é responsável pela produção de creatinina. No entanto, em algumas pessoas, também pode indicar doenças musculares, como distrofia muscular, por exemplo, que provoca outros sintomas como fraqueza, dor muscular ou dificuldade para movimentar os braços ou pernas.



 

Acesse também esse conteúdo no nosso Instagram!

https://www.instagram.com/p/CQ9e7Q5sqZN/


Referências:

https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/voce-sabe-o-que-e-a-creatinina/

https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/o-alarme-renal-da-creatinina/

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/dosagem-da-creatinina-exame-rins/

https://www.tuasaude.com/creatinina/

Imagens:

https://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/taking-blood-for-test-medical-composition-vector-32525187

http://www.hospitalsantaterezinha.com.br/exibir.php?id=987

Comentários